dicas

Velas devem ser trocadas com quantos quilômetros?

Velas devem ser trocadas com quantos quilômetros?

É indicado que as velas sejam substituídas a cada 40 mil quilômetros rodados. A substituição, portanto, não só pode como deve ocorrer antes que o carro comece a ter problemas nesse sentido. É fundamental porque, com o tempo, a faísca produzida pelas velas perde intensidade. Como consequência, parte do combustível que entra na câmara de combustão deixa de ser queimado, aumentando o consumo de combustível e diminuindo, por outro lado, a potência do motor.

Qual importância de trocar o óleo do carro?

Qual importância de trocar o óleo do carro?

O óleo do motor lubrifica as peças internas (reduzindo o atrito e evitando o desgaste excessivo dos componentes), mantém a temperatura e elimina as impurezas do conjunto. Entretanto, não há um tempo certo para fazer a troca do óleo. Para quem usa o carro frequentemente e em longas distâncias, a troca deve ser feita a cada 5 ou 7 mil km ou a cada seis meses. Já se você não utiliza o carro constantemente, a substituição deve ser realizada entre 5 mil e 10 mil km ou um ano. O indicado, porém, é verificar o nível de óleo com a vareta medidora. Já o óleo da caixa de câmbio atua como lubrificante das peças internas do conjunto e também refrigerando e limpando o sistema. Alguns modelos com câmbio manual não necessitam da substituição da substância. Neste caso, você deve pedir ao seu mecânico somente para checar o nível do óleo a cada 10 mil km e completa-lo caso necessário. Porém, você precisa sempre checar o manual do proprietário. Por outro lado, num câmbio automático, é recomendada a troca do óleo a cada 50 mil km, de acordo com o seu veículo e o fabricante. Você precisa checa-lo a cada 20 mil ou 30 mil km devido à possibilidade de vazamento.

A luz da temperatura do carro acendeu?

A luz da temperatura do carro acendeu?

O sistema de arrefecimento tem como principal função manter a temperatura ideal do conjunto mecânico do carro. Ele é composto por bomba d’água, válvula termostática, radiador, ventoinha, reservatório de expansão de água, sensores de temperatura, líquido de arrefecimento, tubulações e mangueiras. O líquido de arrefecimento deve ser substituído a cada 30 mil km ou um ano, a válvula termostática a cada 70 mil ou 100 mil km e os demais componentes conforme a manutenção do conjunto e o uso do veículo.

Quando devo substituir os filtros do meu carro?

Quando devo substituir os filtros do meu carro?

Os filtros de ar, combustível e óleo têm praticamente uma mesma função: impedir que impurezas cheguem na mistura de ar e combustível, no tanque e no sistema de alimentação e na lubrificação do motor, respectivamente. O recomendado é trocar o filtro de ar a cada 10 mil km (ou numa quilometragem menor em caso de uso severo), o filtro de combustível entre 10 mil e 15 mil km e o filtro de óleo sempre com a troca de óleo, entre 10 mil e 15 mil km.

Ligue agora, e fale conosco!

54 3536.3338 | 54 9 9171.1511